No inicio os portugueses estabelecera-se na Ilha do Cabo que se situa na entrada da baía de Luanda, indo depois para o continente, devido às melhores condições de povoamento.
Em meados do século XVII o nome da povoação foi alterado para São Paulo de Assunção de Luanda devido a reconquista.
Em 1662, Luanda é levada a condição de cidade, durante muito tempo, a economia da cidade girou em torno do comercio de escravos e da exploração do marfim, com isso surgiram novas descobertas no interior dando abertura para novos comércios.
Luanda está projectada actualmente para 600 mil habitantes, mas suporta 3 milhões de moradores, que saíram do interior graças à pobreza devido a Guerra Civil que houve de 1975 até 2002. Isso tudo fez com que se formasse em volta da cidade, os "famosos" musseques, enormes bairros populares. Ainda no centro da cidade, muitos dos edifícios demonstram paredes que foram sofridas com tiroteio entre o governo e os guerrilheiros.
Com o fim da Guerra Civil em 2002, Luanda retoma o seu desenvolvimento, dando emprego a milhares de estrangeiros, oferecendo a beleza das suas praias, a humildade do seu povo.
Luanda antes da Guerra Civil
Resultados da guerra ...
E por fim, a nossa linda Luanda actualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário